quarta-feira, 10 de setembro de 2008

As consequências do cultivo da cana-de-açúcar na região Noroeste Paulista - Parte II

Na primeira parte da discussão desse tema foi entrevistada uma professora de ciências, Rosângela, e um chefe do departamento de água/esgoto, Divino, ambos falaram sobre a poluição e as conseqüências que causam o cultivo da cana. Como direito de resposta, nesta segunda parte foram entrevistados, sobre o mesmo assunto, um Engenheiro Agrônomo e um Gestor Ambiental, ambos da Usina Colombo. Confira agora o outro lado da história.

Fontes: Dirceu Diero Itoyama – Engenheiro da Usina Colombo
Antenor Xavier da Silva – Gestor Ambiental da Usina Colombo

1) Quais os fatores que influenciaram na escolha desta região para a instauração da usina?
- Em função do lençol freático, índice de pluviométrico (é levado em conta o índice anual) e também a fertilidade do solo.

2) Quantos hectáres plantados em cana-de-açúcar a usina possui atualmente?
- Aproximadamente 20 mil hectares.

3) O que é feito com os efluentes da cana-de-açúcar?
- São todos reaproveitados.

4) Como é o processo de tratamento dos efluentes para reaproveitá-los?
- Primeiro é feito um levantamento do solo para analisar a estrutura do solo e a partir do levantamento é feito uma fertilização proporcional, tanto em função da necessidade do cultivo da cana e para não desagregar o solo, principalmente para não desagregar o solo que é a maior riquezas que temos para o cultivo de algum plantio. E com a dosagem controlada a reutilização dos efluentes não oferece nenhum risco.
Para que ocorra essa fertilização do solo existem normas a serem seguidas em termos de volume e em termos de locais, não se pode usar desses produtos pertos de nascentes, por exemplo.

5) É muito comum parcerias entre usinas e escolas em projetos de preservação do meio ambiente. Como funcionam esses projetos?
- São parcerias com escolas e municípios. Funciona em várias etapas como: capacitação de profissionais em arte, educação ambiental com ênfase em gestão de projetos. São realizadas também oficinas pedagógicas com alunos das 4ªs séries do ensino fundamental, no qual é alencado com o projeto “Plantando Vidas”, o principal projeto da Usina Colombo.

6) Essas parcerias são formadas como forma de “compensar” a agressão ao meio ambiente causados com o cultivo e a queima da cana-de-açúcar?
- Não. São feitas porque toda empresa tem que fazer investimentos na questão socio-ambiental, visando a melhor qualidade de vida da comunidade.

7) Quais os projetos que essa usina está desenvolvendo atualmente em parcerias com escolas?
- O Projeto Plantando Vidas que tem diversas ramificações, como: coleta seletiva de lixo, preservação em área de preservação permanente, uso racional de água, recomposição de mata ciliar entre outros.

8) Quais os pontos positivos e negativos no cultivo da cana-de-açúcar?
- Na verdade não vejo nenhum ponto negativo, pois a cana produz oxigênio durante 12 meses em quanto sua queimada dura aproximadamente 10 minutos. Como ponto positivo tem a geração de empregos e com o trabalho feito de cultivação do solo melhoram as condições para futuros plantios.
Aluna: Luciana Braziato
6º período Jornalismo - UNIFEV

Um comentário:

Anônimo disse...

bom comeco