terça-feira, 16 de setembro de 2008

O Exercício Resistido melhora a qualidade da vida de idosos















Os alunos Evandro José Queiroz, Janete Moraes Lopes e Jaqueline Modesto Trassi do Centro Universitário de Votuporanga – UNIFEV, que estão no curso de Educação Física, sob a orientação do profº Júlio Takehara, estão desenvolvendo como trabalho de conclusão de curso a influência e a importância do treinamento resistido da composição corpórea em idosos.
O estudo foi realizado no Campus Sul da faculdade, na academia iniciando com 16 senhoras (os), finalizando com 6 ( média de idade 68,7 ). Foram oito semanas de exercícios resistidos que é para verificar os efeitos do treinamento resistido na força máxima na flexibilidade e na autonomia funcional, bem como a correlação existente entre a força máxima e a autonomia funcional de idosos, sendo duas vezes por semana buscando analisar as alterações na composição corporal. Após as oito semanas foi feita uma avaliação comparando com a avaliação inicial, concluindo que os exercícios obteve efeito na composição corporal ( Peso IMC – índice de massa corpórea ), assim contribuindo para uma melhor qualidade de vida.
O desempenho das atividades do cotidiano o treinamento resistido de força ajuda a preservar e a aprimorar a qualidade de vida dos idosos. A atividade física é um meio importante para a preservação e a promoção da saúde da terceira idade, através de seus inúmeros benefícios, conforme envelhecemos devemos manter a força, pois ela é vital para a saúde, para a capacidade funcional e para vida independente.














De acordo com a intervenção pelos exercícios se constitui em uma medida eficaz para minimizar os efeitos das alterações fisiológicas decorrentes do processo de envelhecimento.
O exercício físico na terceira idade pode trazer benefícios tanto físicos, como sociais e psicológicos contribuindo para um estilo de vida mais saudável dos indivíduos que a praticam.
Segundo o professor e pesquisador Júlio Takehara, a sociedade deve se conscientizar de como está envelhecendo e cuidar da sua qualidade de vida, todavia deve-se observar que esse processo vem ocorrendo não só no Brasil mas em todo o mundo e de forma rápida e concreta pois, em todo o mundo aproximadamente um milhão de pessoas ultrapassam a barreira dos 60 anos de idade a cada mês.
(Janaína Ramos)

Nenhum comentário: